sexta-feira, 25 de junho de 2010

Algumas Palavras - amazongate

Não se deixe enganar, o ação metrópole é necessidade, é um investimento que precisava ser feito com ou sem copa. Entretanto, com a copa ganharíamos algo que um mero projeto de reestruturação viária não pode proporcionar, tais como: visibilidade (até em nível mundial), incremento do turismo, captação de novos investimentos (públicos e privados), geração de emprego e renda, entre outras coisas.

O ação metrópole é, como disse anteriormente, necessário, e não algo excepcional. Não pense você que isso irá revigorar a economia e a visibilidade da capital paraense, esse projeto vai contemplar somente um vetor, que é o sistema viário (incluso nisso o BRT e etc), os empregos gerados no decorrer da obra nem de longe chegam ao número de empregos que seriam gerados como um evento do porte de uma copa do mundo. Belém precisa de fomento econômico, isso é o que transforma uma cidade, e poderia ser proporcionado com a copa, que traria consigo todos os itens anteriormente mencionados supra.


O povo pode até estar deslumbrado com o projeto do ação metrópole, mas isso acontece pelo fato de Belém raramente receber investimentos desse porte, o povo daqui não está acostumado com grandes obras (ao contrário do povo do sul/sudeste e algumas outras capitais), pois Belém possui um poder econômico ínfimo, a receita do Estado do Pará também não é significativa a ponto de conseguir dar sustentação para projetos desse nível. O Governo Federal deixou o Estado vivendo a duras penas durante décadas, e só agora está tentando recuperar a estrutura econômica do Pará, mas ainda é muito pouco. Um evento como a copa do mundo poderia trazer um novo ânimo (econômico, social, turístico, etc) pra Belém.


Mas enfim, o que está feito, está feito (ou melhor, o que não foi feito, não foi feito). Deveríamos nos contentar com alguns viadutos e um BRT enquanto as cidades sedes ganharão bilhões em investimentos em todos os vetores possíveis? Bom, pelo menos eu não me conformo, posso até aceitar o fato, não há mais nada a se fazer, mas pode ter certeza que eu não me conformo em ver o Pará ficar com migalhas e o povo daqui ainda aplaudir e sentir satisfação.

amazongate View Post 

terça-feira, 22 de junho de 2010

O Nascimento da Avenida Dalcídio Jurandir

Obra essencial para criar uma rota alternativa de acesso ao centro de Belém para cerca de 600 mil pessoas que vivem nos municípios de Ananindeua, Marituba e no distrito de Icoaraci.
O trecho de 4,8 quilômetros que está sendo pavimentado é dotado de rede de drenagem e ciclovia fica entre as avenidas Augusto Montenegro e Júlio Cezar e terá três faixas por sentido.
A avenida é o prolongamento da Independência, que, a partir da Augusto Montenegro, recebe o nome do escritor marajoara Dalcídio Jurandir.

Esta obra já beneficia 600 mil pessoas, entre elas os maradores do Bengui, no entorno da avenida Dalcídio Jurandir. As famílias que moram na Rua do Fio foram mantidas no local e ganharam um sistema de escoamento de águas servidas que porá fim aos alagamentos, com 700 metros de esgoto, incluindo; Um batalhão da PM também foi instalado no local, funcionando em consonância com o Conselho Comunitário de Segurança do bairro;

Outro benefício é a consequente valorização do entorno, que já estimula muitos moradores a instalarem comércios e outras iniciativas para melhorar a renda;
O Ação Metrópole trabalhou com às comunidades do bairro do Bengui e negociou a desocupação dos imóveis de maneira pacífica.

Toda a extensão da avenida Dalcídio Jurandir será coberta por ciclovias, facilitando a vida de centenas de trabalhadores, cujo meio de transporte é a bicicleta.


PREVISÃO DE ENTREGA: SEGUNDO SEMESTRE DE 2010

Belém criando seu prórprio sistema de BRT


O sistema BRT de Belém constitui um termo coletivo para designar um sistema de transporte de ônibus altamente eficiente. Um sistema BRT consta geralmente os seguintes componentes:

A) - Ônibus modernos de grande capacidade e baixas emissões.
B) - Estações fechadas e seguras, com passagens pré-paga.
C) - Soluções para uma rápida entrada e saída de passageiros.
D) - Informações aos passageiros e controle de tráfego em tempo real.
E) - Sinal de trânsito prioritário nos cruzamentos.
F) - Corredores exclusivos para os ônibus.
G) - Garantia de maior acessibilidade a todos.
H) - Sistema eficaz de passagem única e livre transferência de passageiros entre as várias linhas de ônibus.

"Utilizando o BRT, Belém pode criar um sistema de transporte público atrativo, eficiente e de baixo custo por passageiro transportado, o BRT oferece um excelente serviço aos seus passageiros em termos de frequência, conforto e informações em tempo real. Ao mesmo tempo, reduz a poluição do ar, os engarrafamentos e o risco de acidentes. O sistema BRT é o futuro"

Estou preparando uma matéria sobre:

FÓRUM DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

#O nascimento da Avenida Dalcídio Jurandir
#Revitalização da Arthur Bernardes
#Sistema Integrado de Transporte
#COFIS- controle de dinheiro "público"(amanhã=com discurso da governadora em áudio)
#Revitalização do Parque Ecológico de Belém
#Rodoviários Intermunicipais Urbanos Micros
#Sistemas típicos BRT(Bus Rapid Transit)
#resuminho final

 Eu ainda posso fazer muitas outras matérias, porque amanhã vai ocorrer vários discursos de engenheiros e políticos. O assunto mais polêmico do evento estava sendo a questão do entrocamento, eu mesma perguntei para vários engenheiro sobre a questão do entrocamento e todos eles me reponderam a mesma coisa; "Ainda estamos estudando as possibilidades". O projeto do entrocamento vai ser apresentado amanhã, em um coquetel exclusivo com vários políticos e engenheiro, eu já garanti minha vaga nesse evento.

Hoje a palestra se focou bastante nas questões sociais e todos os tópicos foram de participação social com o governo, amanhã os tópicos já serão mais específicos, com dados de engenharia e apresentação de projetos.

O que ocorreu hoje?

9H - Sessão de Abertura
10h45 - Participação e Controle Social
11h40 - Acessibilidade e Inclusão Social
12h40----almoço super fino----
14h40 - Intermobilidade em Sistema de Transporte Público
16h15 - Modicidade e Controle Tarifários(paralisação de tarifa-congelamento)
18h - ******FIM******

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Obras da Braz de Aguiar entram em fase final




A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) anuncia para agosto a previsão de conclusão das obras no calçamento da avenida Braz de Aguiar. No local, está sendo feita a padronização do passeio público, através do projeto “Calçada Cidadã”, como forma de promoção da acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e pessoas com problemas de locomoção permanentes ou temporárias (mães com carrinhos de bebês, idosos e crianças).

Atualmente, a Seurb trabalha na finalização do nivelamento do calçamento e na instalação dos ladrilhos hidráulicos com guias alerta e direcional, no trecho da Doutor Moraes e Benjamin Constant. A padronização do calçamento da Braz segue o que preconiza a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O órgão trabalha ainda, na demolição das floreiras situadas nas transversais da avenida, para readequação das posturas da via. Após remoção total desses obstáculos, a secretaria trabalhará na recomposição do passeio, com a colocação de meio fio e linha d’água.

A Liberty e a Marko lançam o Smart Boulevard


O Smart Boulevard terá 152 apartamentos com um ou dois quartos, todos com uma ou duas vagas de garagem e ainda vai ter uma área de lazer completa na cobertura, com uma vista maravilhosa da cidade. O empreendimento é totalmente residencial, mas conta com as facilidades de um hotel.
A infra-estrutura do Smart Boulevard é um diferencial à parte. Sem precisar sair do condomínio, os moradores terão as mais diversas comodidades à disposição, como recepção, lobby personalizado, pub café, business center, cyber, coleta de lavanderia e central de monitoramento.
O Grupo Solare, a maior rede de hotéis do norte e nordeste, foi escolhido para realizar a gestão condominial do empreendimento. O grupo Solar disponibilizará, com exclusividade aos moradores do empreendimento, a funcionalidade dos serviços diferenciados Solare Facilities como: manutenção diversas, recepção, serviços de concierge, camareira e central de recados.

Veja mais detalhes aqui: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=58611153

sábado, 19 de junho de 2010

O Liberal - Alyrio Sabá

 Estação
As obras da Estação Hidroviária de Passageiros estão tomando ritmo acelerado tendo em vista a sua inauguração impreterivelmente no próximo mês de agosto, conforme afirmou uma alta fonte do Governo do Estado. Isto, com certeza, acontecerá.


Linha Fluvial
O Prefeito Duciomar Costa, com certeza vai cumprir a sua promessa de campanha, ou seja, a criação de uma linha fluvial municipal, para atender diariamente as 39 Ilhas que ficam localizadas nas proximidades de Belém. Já é sem tempo.

Movimento
O movimento de navios no Complexo de Vila do Conde continua crescendo a cada dia, na maioria de bandeiras estrangeiras, trazendo matéria prima e outros tipos de cargas e levando os nossos mais variados produtos para o exterior.

Turismo
Já está na fase final o Projeto para a construção de um Terminal Marítimo de Turismo, pelo Governo do Estado, cujo local fica nas proximidades de Icoaraci, que oferece calado inclusive para grandes transatlânticos. Isto será muito bom.

sexta-feira, 18 de junho de 2010


Categoria: Cidade "surpresa"

1º Lugar:  - Belém/PA
2º Lugar:  - Belo Horizonte/MG
3º Lugar:  - Maringá/PR
4º Lugar:  - Campo Grande/MS e Vitória/ES
5º Lugar:  - Teresina/PI

Link da página: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=300598

E quem diz isso não somos nós, é o B R A S I L !!!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Evolution entra na fase de acabamento externo


Empreendimento comercial, totalmente voltado  para área de saúde, o Evolution chega na fase de acabamento externo. Em breve a torre mais inteligente de Belém apresentará verdadeiramente sua toda sua imponência, aguardando os dias em que estará em atividade com seu paisagismo único, repleto de vitórias-régias, fontes e caminhos para descanso. Este empreendimento une em um só lugar  a funcionalidade tecnológica com a tranquilidade que o corpo e  a mente necessitam.
Atualmente, serão iniciadas as fases de compatibilização e aprovação de modificações internas das unidades pelo departamento de arquitetura da Quality Incorporadora.

domingo, 13 de junho de 2010

Filosofando na Madrugada


Nessa madrugada me deu uma vontade de postar um pouco de filosofia no blog.
Se a ciência produz cada vez menos alegrias em si mesma e gera cada vez mais alegria colocando sobe suspeitos os confortos da metafísica, da religião e da arte, então a maior fonte de prazer a qual a humanidade deve quase toda sua qualidade humana fica empobrecida, uma cultura elevada por tanto deve dá ao homem o seu cérebro duplo, duas câmaras cerebrais por assim dizer, uma para experimentar a ciência e outra para experimentar a 'não ciência'.
Tudo muda o tempo inteiro e nada é fixo, a vida é esse fluxo continuo. Eu sou atraído pela ideia da transformação, ponto importante na filosofia de alguns dos pensadores pré-socráticos, para Herácrito por exemplo nenhuma transformação acontecia por acidente e sim movida por uma espécie de força divina que está presente em todas as coisas materiais e mantem tudo em um fluxo perpétuo de constante transformação. O meu encontro com o pensamento arcaico da à mim uma visão crítica e bastante ácida do cristianismo e da 'modernidade', a verdade não é produto da nossa curiosidade humana de descobrir oque as coisas são, a verdade é produto do nosso medo da morte, a verdade é produto de uma necessidade psicológica de duração, porque não somos capazes de lidar com a vida como ela é, nós por não nos sentimos fortes o suficiente para afirma a vida como ela é construímos a ideia de verdade, a historia do conhecimento humano é a historia da criação e da cristalização da ideia de verdade, este medo que desenvolvemos da realidade desabou sobre nossas cabeças sobre a forma do nihilismo, no nihilismo todos os valores superiores perdem a razão. Tanto no nihilismo negativo quanto no nihilismo reativo ah uma desvalorização de uma vida presente, primeiro em nome de valores elevados como a verdade e o paraíso, segundo em nome do progresso que a modernidade garantiria no futuro.
O homem forte de hoje é o homem fraco, dos fracos e oprimidos é o reino dos céus, dos alejados, dos pobres de espirito é o reino dos céus, se é mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus, nós devemos ser pobres, fracos, tristes e alejados. Os valores judaico cristão são valores de desvalorização da vida, óbvio que isso tem uma função social bélissima, porque os fracos e oprimidos ficão passivos e quietos, agora a elite não está com esses mesmo valores, por que? porque tem Calvino, que diz que pode sim ganhar dinheiro, os americanos logo arrumaram uma forma de justificar o sucesso com o protestantismo calvinista, então na verdade a religião agrada e se conforma de acordo com os interesses políticos e sociais, por isso que não tem nada haver religião com fé, religião é coisa de ser humano que em geral nefasto, difícil e perigoso, agora fé é um assunto maravilhoso, eu por exemplo tenho muita fé, tenho fé na vida, tenho fé nas pessoas que eu amo, tenho fé nas coisas que brotam e acredito que tudo é interessante, acredito que em todo acontecimento nós podemos tirar alguma coisa de belo.

"Para mim o ateísmo não é nem uma consequência, nem mesmo um fato novo: existe comigo por instinto"(Ecce Homo, pt.II, af.1)

Alemida Neto

sábado, 12 de junho de 2010

Projeto Feira Limpa é lançado na Batista Campos

A feira itinerante da Batista Campos foi a primeira a receber o Projeto Feira Limpa, idealizado pela Associação dos Feirantes de Belém em parceria com a Secretaria Municipal de Economia, neste sábado, em meio a uma festa junina, com entrega de sacolas retornáveis e apresentação do Concurso da Barraca Mais Limpa.
Para o secretário municipal de Economia, João Amaral, o Feira Limpa visa conscientizar o feirante da importância da higiene na manipulação dos alimentos e da limpeza do espaço público como instrumento de fomento desses locais.
Criada há cerca de 60 anos, a feira só funciona aos fins de semana e em algumas épocas do ano como Natal e Círio. O local foi escolhido para ser palco do lançamento do projeto para que sirva como exemplo, explica o presidente da Asfembel, Raimundo Oliveira. “Nós queríamos mostrar e conseguimos, que é possível sim, uma feira funcionar numa calçada e ainda respeitar o direito de ir e vir do cidadão, à medida que não fechamos totalmente o passeio público”.
Durante a programação houve ainda o lançamento do Concurso da Barraca Mais Limpa, cujo resultado só será conhecido na comemoração pelo Dia Municipal do Feirante, em 28 de agosto. O ganhador receberá uma balança digital. Já o segundo colocado ganhará uma bicicleta cargueira e o terceiro um carrinho de ferro para entrega de mercadorias. Na também será lançado o concurso que elegerá as cinco feiras e mercados mais limpos da cidade, além do prêmio do Feirante Padrão de cada uma delas.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Novela: Aneel antecipa cronograma do leilão de Belo Monte

Em mais um capítulo desta novela a agência nacional de energia elétrica vai votar na próxima terça-feira a homologação e adjudicação do leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que permitirá a assinatura dos contratos de concessão da usina. Essa etapa do cronograma estava prevista para o dia 1º de julho, mas foi adiantada em 15 dias.
O consórcio responsável pela obra já anunciou que quer antecipar para julho a assinatura do contrato de concessão da obra, prevista para setembro. O objetivo dos empreendedores é iniciar a geração de energia para julho de 2014. A previsão anterior era janeiro de 2015.

Garimpada semanal: Não há vagas - ORM

A capacidade do ser humano de achar soluções para os problemas do dia a dia é impressionante, veja a alternativa, 'nada correta', que essa chinesa encontrou para conseguir estacionar seu carro.

Festival de música terá três noites de shows em Belém



Desde a ascensão de Fafá de Belém, no início dos anos 1980, a música do Pará não ficava em tamanha evidência em território nacional, até a escalada do Calypso, liderada pelo guitarrista Chimbinha. A atual cena paraense, porém, vai adiante em ondas de proporções amazônicas. As influências de suas misturas - tendo como base o tecnobrega, a guitarrada, o tradicional carimbó e a rediviva lambada - vêm se firmando no trabalho de uma nova geração de artistas de São Paulo, Rio, Bahia, Pernambuco e outros Estados, além da região amazônica, por motivos evidentes. O festival Conexão Vivo se expandiu para lá na edição de 2010 e de hoje a domingo coloca no palco do Píer das Onze Janelas mestres e novos expoentes dessa música exuberante e diversificada.
Criado há dez anos em Belo Horizonte, a princípio para divulgar a música mineira, o festival agora abraça cada vez mais tendências e produções do mercado independente em rede nacional. E chega pela primeira vez ao Norte do País, privilegiando na programação os artistas da região. Hoje, a programação começa com a banda Mini Box Lunar (do Amapá), que já passou por São Paulo este ano, tocando seu rock psicodélico com toques regionais. Em seguida, mais rock amazônico com a ascendente banda acreana Caldo de Piaba, que recebe como convidados os guitarristas paraenses Pio Lobato e Leo Chermont.
Rock, jazz, reggae e violão. O grupo Zarabatana Jazz, liderado pelo violonista Ziza Padilha, mostra outra face da música de Belém, tendo como convidada Dayse Adário. Os mineiros Sérgio Santos e Zé Renato quebram a hegemonia nortista num encontro que celebra antigas afinidades. Encerram a noite o cômico reggaeman Juca Culatra e sua banda, junto com a Floresta Sonora e Metaleiras da Amazônica, reeditando o bem-sucedido encontro realizado no Conexão Vivo em Belo Horizonte, em abril.
As conexões mineiras e paraenses se entrelaçam mais amanhã e no domingo com os encontros de Gilvan Oliveira e da banda Cataventoré com dois mestres da música de Belém, o cantor Nilson Chaves e o violonista Sebastião Tapajós, ambos compositores e com respeitáveis currículos no circuito musical do Brasil e no exterior.
De novidades locais, um dos melhores representantes da pluralidade sonora de Belém é a banda La Pupuña, que mistura rock, brega, merengue, surf music e guitarrada. Eles fazem o penúltimo show de amanhã, antes da arrasadora e divertida Gabi Amarantos. A Orquestra Juvenil de Violoncelistas da Amazônia, Sandália de Ambuá e Olyvia Magno são outros expoentes paraenses entre um paulista (Romulo Fróes), uma carioca (Nina Becker) e a banda Eddie (pernambucana de Olinda), que encerram a festa.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ananindeua Pode Ganhar Campus da UFPa

A partir da próxima segunda-feira, será aberta a primeira porta para uma rodada de negociações que poderão resultar em um novo campus da Universidade Federal do Pará, dessa vez em Ananindeua. O reitor da instituição, Carlos Maneschy, esteve em Brasília para conversar com o ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre os projetos da UFPA para o decênio 2011-2020. O próprio ministro questionou sobre a possibilidade de se projetar um campus em Ananindeua dentro de um projeto do Ministério de abrir universidades públicas em várias regiões metropolitanas do Brasil.

"Foi ele quem provocou e eu disse que o interesse nosso era total, a expansão da instituição é algo que me interessa muito. Ficamos de nos encontrar novamente e já na segunda-feira eu estarei em Brasília com um projeto para apresentar", adianta o reitor. Os custos que envolveriam a criação do novo campus giram em torno dos R$ 13 milhões, sem incluir o pagamento de pessoal.


"Seria um campus totalmente independente em termos de estrutura física, laboratórios, docentes e técnicos. Claro que, num primeiro momento, talvez precisássemos utilizar os campi de Belém, mas isso seria provisório, somente até a conclusão dos prédios. Depois dessa conversa com o ministro, eu propus uma reunião com a prefeitura de Ananindeua, que foi aceita, e fui informado de que há intenção, por parte dessa administração, de doar um terreno que sedie o campus", explica Maneschy.


Todos os cursos ofertados na nova unidade serão ligados a tecnologia e inéditos, com exceção de Engenharia de Materiais, já existente no campus de Marabá.

Fonte: O liberal 

terça-feira, 8 de junho de 2010

PROJETO: Terminal Hidroviário




O Terminal Hidroviário que o governo constrói a duras penas em Val-de-Cans promete ser um dos postais da cidade. Além de praia artificial, terá uma área de contemplação e até um museu da navegação, no prédio que abriga uma velha igreja. Mais: o governo planeja içar o navio "Augusto Montenegro", que pertenceu à Frota Branca da Enasa, para fazer do que resta dele um restaurante flutuante. Acontece que, entre o sonho e a realidade, digamos, falta muito dinheiro.


Originally Posted by Guajará SSC

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ação Metrópole: Passarelas serão instaladas até julho


Até o final de julho, o Ação Metrópole instalará duas passarelas para travessia de pedestre na área do Complexo Viário Júlio Cezar Ribeiro de Souza. Com isso, as lombadas localizadas na Avenida Júlio César, em frente ao Corpo de Bombeiros, e na Avenida Pedro Álvares Cabral, próximo ao Casota, serão retiradas pela Companhia de Transporte do Município de Belém (CTBel). As passarelas são metálicas e adaptadas para portadores de deficiência.


Por rafabelem SSC

domingo, 6 de junho de 2010

Soft Inn Hotel



O Pará é o estado mais visitado da região norte, com mais de meio milhão de pessoas por ano e Belém sua capital encanta turistas de todos os lugares do mundo por estar no coração da Amazônia, sendo hoje parada obrigatória para aqueles que desejam conhecer a região com a maior biodiversidade do mundo e belezas tão peculiares, acaba de ganhar um hotel super econômico de 6 pavimentos, composto de 258 apartamentos. Este é o Soft Inn, com estrutura tecnológica para melhor receber seus hóspedes, o hotel conta com coffeeshop 24 hrs, 4 elevadores, suítes com televisão de Lcd, rede de internet sem fio – wi-fi, camas tipo box, ar condicionado split entre outras características marcantes do empreendimento que fica localizado no coração de Belém,  em pleno bairro de Batista Campos.

Belém da Belle Époque

foto: Praça Batista Campos
Belém vivenciou a Belle Époque, momentos de luxo e glamour. Belém era na época considerada a cidade brasileira mais desenvolvida e umas das mais prósperas do mundo, não só pela sua posição estratégica - quase no litoral -, mas também porque sediava um maior número de residências de seringalistas, casas bancárias e outras importantes instituições.
Na região Norte do Brasil a Belle Époque foi fruto do desenvolvimento da economia do látex na Amazônia no período de 1870-1910, o que está intimamente ligado às próprias transformações ocorridas a nível da reprodução do capital e da acumulação de riquezas pela burguesia internacional. Em decorrência do Bomm da borracha, Belém do Pará assumiu o papel de principal porto de escoamento da produção do látex, além de se tornar na vanguarda cultural da região.

O Nosso Açaí está na Copa


O açaí estará presente no cardápio da Copa do Mundo de Futebol. Ação estimulada pela Fiepa, sindicato das industrias de de frutas levará o açaí nosso de cada dia ao continente africano na tentativa de expandir o mercado consumidor . Aliás, as frutas paraenses ganharam vitrine virtual no site bilíngue www.amazonflavoursbrazil.org.br. O programa de estímulo das frutas paraenses visa incrementar as exportações de sucos, que caíram 39% no primeiro quadrimestre deste ano.

Grande festa Pelé Club Belém



Belém é a terceira capital brasileira a receber uma franquia da rede de academias Pelé Club, que leva na logomarca  o nome de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado o atleta do século.
Para comemorar a inauguração, que será manhã dia 7 de junho, uma festa foi organizada na noite da última segunda-feira no Hangar. Foram mais de mil e quinhentas pessoas, entre os primeiros alunos matriculados, coordenadores, empresários, parceiros do empreendimento e o próprio ídolo do futebol, que às 23h, após uma coletiva de imprensa, cumprimentou os convidados e fez um discurso. A festa teve dois DJs animando a ocasião e sorteios de prêmios, entre carros e camisas oficiais autografadas por Pelé. A academia já começou com mil alunos, mas durantes a festa, vários funcionários estavam disponíveis para fazer novas matrículas.
Jantar, coquetel, aperitivos e frutas foram servidos, sempre reforçando o compromisso da academia com a saúde da população.

sábado, 5 de junho de 2010

Belém Antiga: a Paris n'América


A linha de bondes a vapor de Belém, uma das primeiras no Brasil, ligando o Largo da Sé ao Largo do Nazaré, foi inaugurada em 1/9/1869, com bitola de 1.435 mm, usando três locomotivas e dois carros de passageiros.  

Em seus quase 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias européias, o que veio a influenciar grandemente a arquitetura de suas edificações, ficando conhecida na época como Paris n'América. Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.

As Melhores da Coluna Bacana deste domingo

FGR
No final do mês a FGR Incorporadora abre seu stand do empreendimento Reserva Jardins, na BR em Marituba. O primeiro condominio tem 432 lotes que vão de 512 a 800 metros. O empreendimento terá marina, lago, área comercial e ao todo são 6 condomínios. Inclusive a FGR e a Azevedo Barbosa nos levou até Goiânia para conhecer os seus empreendimentos, e é a própria Azevedo Barbosa a responsável pela comercialização dos empreendimentos da empresa em Belém.

Multiuso
Por falar em Azevedo Barbosa, ele prepara o lançamento dos dois primeiros empreendimentos multiuso de Belém. Um em Batista Campos e outro na Augusto Montenegro.

Empreendimento
A Gafisa lança na próxima semana, o Encanto das Águas, primeiro empreendimento estilo bairro do Pará, na Mário Covas pertinho da Augusto Montenegro. Terá direito a lago, piscina de água corrente, 6 quadras, quiosques e muitos toboáguas, com venda da Azevedo.

Carnes
Além da rede de churrascarias Porcão, que conversou com Roger Aguilera com interesse em se instalar em Belém, a rede Sal e Brasa também procura ponto na cidade.

Azul
Praticamente certo o desembarque da Azul Linhas Aéreas em Belém do Pará, a partir de agosto.

IT
Será inaugurado nos próximos dias a Curves Academia no sub solo do IT center em uma área de 150 metros quadrados.

Air Caraibes
A tarifa para Belém-Paris está em cinco parcelas de 460 reais. Sai de Belém toda sexta feira, segue para Caiena e embarca para o aeroporto de Orly em Paris. Economiza no minimo 6 horas de voo, comparado com o voo da Tap via Fortaleza. Uma maravilha, e não precisa de visto para parar em Caiena. Um grupo de empresários fez o voo no final de semana e comprovou um excelente serviço de bordo. Vale muito a pena.

Originally Posted by Belcity SSC

Momento Copa: Lula provoca Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou nesta sexta-feira com as declarações de Maradona, que liberou a visita íntima para seus jogadores na concentração durante a Copa do Mundo, e provocou a seleção argentina.
Lula disse que é preciso defender sexo e esporte, porque ambos fazem bem à saúde. "O Maradona foi o único técnico que adotou esse lema [sexo] na Copa. Eu quero ver jogador argentino cansando as pernas e o Brasil ganhando a Copa", afirmou.
O presidente deu a declaração durante a 3.ª Conferência Nacional do Esporte, na qual anunciou a previsão de construir 6 mil novas quadras de esporte em escolas e reformar outras 4 mil. O plano integra a segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2.
O objetivo do evento, que se estenderá até domingo, é discutir e aprovar o Plano Decenal para consolidar o esporte e o lazer como política de Estado. A Conferência Nacional do Esporte foi convocada por decreto presidencial em janeiro de 2004.

FONTE: (Agência Estado)

Sesc expõe a arte do pintor Alfredo Volpi



      Com a exposição "Alfredo Volpi: Múltiplas Faces"’, o Sesc se propõe a oferecer um painel da produção desse conceituado artista, mais conhecido como o "Mestre das bandeirinhas". Através do Projeto Arte Sesc, reproduções fotográficas de 33 obras do pintor estão na exibição itinerante, que irá acontecer em todos os Centros Educacionais do Sesc Ler, contribuindo para a ampliação do acesso às obras de arte em suas diversas manifestações.
       Alfredo Volpi nasceu na cidade de Lucca, na Itália, em 1896. Veio para o Brasil com apenas 1 ano de idade. Na adolescência trabalhou como decorador e pintor de paredes em construções, mas sua verdadeira paixão era a pintura de cavalete, que praticava nas horas vagas. Autodidata, começou a vender algumas telas, o que fez com que trocasse, pouco a pouco, a pintura decorativa de paredes pela pintura artística. Até que em 1951 passou a viver só dessa pintura.

Leia a matéria completa aqui

Belém de Ontem e de Hoje

Originally Posted by Guajará SSC

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Momento Literário

 
Neste longo texto ficcional em forma de monólogo, Clarice Lispector se confunde com a personagem, uma solitária pintora que se lança em infinitas reflexões sobre o tempo, a vida e a morte, os sonhos e visões, as flores, os estados da alma, a coragem e o medo e, principalmente, a arte da criação, do saber usar as palavras num jogo de sons e silêncios que se combinam. Tudo é revelado através do olhar dessa pintora-narradora, que cai em estado de graça em plena madrugada.
Download:
Easy-share - Download

 

 
Os torcedores da seleção canarinho deverão ganhar as ruas de Belém para assistirem e vibrarem pelo hexacampeonato brasileiro. A capital será a única do Norte e Nordeste a receber a Carreta Brahma Fresh, veículo itinerante que - durante os três primeiros jogos da seleção - estacionará em diferentes pontos turísticos de Belém.
A carreta fica em Belém até o final da Copa do Mundo e oferecerá à população da cidade a oportunidade de assistir, gratuitamente, aos jogos da seleção brasileira em um telão de LED de alta qualidade. Além do telão inovador, ao final das partidas, a torcida de Belém poderá comemorar ao som das melhores bandas locais.
Durante cada um dos três primeiros jogos, a carreta estacionará em diferentes pontos turísticos da capital.
O lançamento da carreta será na próxima sexta-feira (11), no complexo Feliz Luzitânia.
Programação – No dia 15 de junho, primeiro jogo da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, a Carreta da Brahma Fresh estacionará na Aldeia Amazônica David Miguel. Ao final do jogo haverá show da banda FB Mania, que deverá reunir cerca de cinco mil torcedores.

Confira onde a carreta vai parar: 

15/06 - a partir das 14h30, a carreta estaciona da Aldeia Amazônica David Miguel. Após o jogo, show da banda FB Mania.
20/06 - a partir das 14h30, será a vez da Doca, no bairro do Reduto. Após o jogo, show da banda Jeito Inocente.
25/06 – a parir das 10h30, a torcida se formará na Praça do Relógio, no Comércio. Após o jogo, show da banda Forró Bom de Farra.

Rosa dos Ventos leva tradição das quadrilhas para a Estação das Docas



A abertura da Quadra Junina na Estação das Docas será no domingo (06), às 17h30. Nesse dia, a quadrilha mirim Rosa dos Ventos faz sua estréia na Orla do complexo dentro da programação especial do projeto Teatro ao Pôr-do-sol, com entrada franca.

A quadrilha é formada por meninos e meninas do bairro do Jurunas, que na sua maioria, jamais haviam dançado. A Rosa dos Ventos foi criada em janeiro deste ano para incentivar, entre as crianças da comunidade, o gosto pela cultura brasileira. Os 48 integrantes apresentarão coreografias tradicionais embaladas pelas músicas típicas da época.


A apreciação pelo período junino foi estimulada a partir de atividades que dessem prazer dos participantes, facilitando o contato deles com a tradição cultural. O lema da quadrilha é: “A melhor maneira de tornar as crianças boas é torná-las felizes”.


Será a primeira vez também que o projeto Teatro ao Pôr-do-sol apresenta quadrilhas mirins durante o mês de junho. As quatro inclusas na programação foram selecionadas durante o mês de maio. A ação é uma tentativa de dar visibilidade a esses grupos que atuam na preservação e valorização da cultura brasileira por meio das quadrilhas juninas.



Projeto Teatro ao Pôr-do-sol

06/06 - Rosa dos Ventos
13/06 - Roceiros de São Miguel
20/06 - Expressão Junina

 
Serviço: Quadra Junina na Estação das Docas. Abertura será neste domingo (06), às 17h30. As apresentações acontecem às sextas-feiras, a partir das 18h e aos domingos, a partir das 17h30, na Orla da Estação das Docas – Boulevard Castilho França, s/n. Campina, Belém-PA. Informações: (91)3212-5660
Goianos da FGR prometem para o dia 12, o estande de vendas do primeiro dos seis condomínios previstos para a gigantesca área da Mauá Jr em Marituba, na entrada da estrada de Benfica e ao lado do mega-empreendimento o Bella Cittá da Direcional Engenharia e do Miriti Golfe Marina Marituba, parceria Marko/Sintese.

A FGR é especialista em alto padrão e chega para tentar consolidar a região mais próxima do centro da capital que ainda possui grandes áreas para incorporações.

O Jardins Coimbra, como deve se chamar o condomínio terá 432 lotes urbanizados para lançamento em agosto, marina e acesso ao Rio Benfica.

O desafio é grande. O Bella Cittá é popular e mesmo estando dentro da faixa de valores do Minha Casa Minha Vida, tem resultados aquém dos esperados. Já o Miriti, ainda é visto como sítio de luxo e dificilmente alguém adotaria hoje, como residência fixa, se tiver que voltar a capital para trabalhar ou estudar por exemplo.

Uma coisa é certa, quanto mais empreendimentos na região, mais o poder público será obrigado a dotar Marituba de Infra-estrutura e isso é positivo para o mercado. Isso sem falar no poder de atração para investidores.

Com gente de poder aquisitivo prometendo morar por lá, é de se esperar que supermercados, faculdades, clubes, academias, também queiram estar presente nesse momento de consumo.

Para saber para sobre a FGR clique aqui

FONTE: Salomão Mendes - Blog do Imóvel

Som da Maré encerra temporada de shows neste final de semana


A segunda edição do projeto 'O Som da Maré' encerra seu ciclo de shows neste final de semana, com o melhor da música paraense. Reunindo Aíla Magalhães, Felipe Cordeiro, Alcyr Guimarães, Allan Carvalho e Os Baioaras, a noite de sexta (04), no Ver-o-Rio e de sábado (05), na Orla de Icoaraci, promete render muita diversão e entretenimento de qualidade ao público que for conferir as apresentações.

Quem abre a programação desta sexta (04), às 19h, no palco permanente da Praça Ver-o-Rio, é a cantora Aíla acompanhada do violinista Felipe Cordeiro. Três músicas já são conhecidas do público: "Vamos", "À Sua Maneira" e “Tambor de Luz”. O show ainda contará com as músicas que estão no primeiro CD de Aíla, intitulado “Vamos!” e que está em fase de pré-produção, além de outras canções de seu repertório habitual na noite de Belém. 

Ainda na sexta, o público vai assistir ao show de Alcyr Guimarães, a partir das 20h. Com a poesia musical que já lhe é característica, Alcyr interpretará canções próprias e de outros compositores da terra, no melhor estilo voz e violão, que combina perfeitamente com o cenário: a orla de Belém.

Leia a meteria completa aqui!

Novo Entrocamento

Originally Posted by manga SSC


Originally Posted by manga

Em um primeiro momento o projeto parece bem funcional. Um projeto relativamente sóbrio, sem muito concreto suspenso sem beleza para a cidade. Conseguiram fazer um projeto melhor do que o antigo, pois no anterior os viadutos eram bem maiores, com uma arquitetura mais pesada. Acredito que seriam um verdadeiro "trambolho" naquela região. Além do mais, percebe-se que esse novo projeto preserva mais a arquitetura do monumento da Cabanagem construída por Niemeyer. Esperamos que saia logo do papel, que não demore muito pra ser concluído e que resolva de vez o maior gargalo da cidade de Belém. Sua construção não tem mistério algum, muito pelo contrário, é bem simples. É projeto pra seis meses!
Só uma coisa incomoda nesse projeto do entroncamento, é que não existe nenhuma ligação desse sistema viário com a Av. João Paulo II.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pacha Ibiza White Party

Ontem na Estação das Docas a Pacha promoveu a sua festa itinerante mais famosa, a Pacha Ibiza White Party, O evento reuniu grandes atrações da música eletrônica.


FOTOS: Psérgio & Sr. França
Skyscrapercity Belém









Ontem na Estação das Docas a Pacha promoveu a sua festa itinerante mais famosa, a Pacha Ibiza White Party, O evento reuniu grandes atrações da música eletrônica.