terça-feira, 30 de novembro de 2010

Hiper Formosa

Quase tudo pronto para a inauguração do Hipermercado formosa Augusto Montenegro, desbancará o Líder Independencia do título de "Maior Hipermercado de Belém" com quase 12 mil m² de área de loja. Projeto de Hélcio Arruda e paisagismo assinado por Márcia Lima, o complexo contemplará um CD de 16 mil m² e marcará as comemorações de 35 da rede supermercadista.

mais um empreendimento...

Estacon e Cyrela/Síntese, fecharam acordo para a construção de um mega complexo imobiliário na imensa área de 180 mil m² onde hoje é a sede da Estacon na Augusto Montenegro, ao lado do futuro Parque Shopping. Complexo misto, irá contemplar torres residenciais e comerciais de alto padrão. Obras apartir do 2º semestre de 2011.

sábado, 27 de novembro de 2010

expandindo rumo ao leste ...



A rede paraense de drogarias, Big Ben, chega ao sétimo Estado, o Ceará, matriz de sua principal concorrente em Belém (Extra Farma), além deste Estado, Pará, Maranhão, Piauí, Pernanbuco, Paraíba e Rio Grande do Norte completam o portfólio.

Uma transformação...

 A imponência de uma das mais belas edificações da cidade

Segundo anuncio da Prefeitura Municipal de Belém, até fevereiro do próximo ano, a cidade contará com mais um teatro. Trata-se de uma adaptação do Mercado de São Braz, que deverá entrar em obras para ser transformado em mais uma opção de lazer do belenense, os ambulantes que trabalham dentro e no entorno do mercado serão remanejados para outros locais da cidade.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

mais uma em Belém...

Confirmada a 7ª loja da rede Americanas em Belém e a 9ª do Pará, dessa vez a Av. Pedro Álvares Cabral esquina com a Travessa Tavares Bastos no bairro do Souza foi o escolhido...
Uma grande loja que poderá vir a ter um pequeno Centro de Distribuição, para atender a demanda local.
A rede está apostando suas fichas no potencial de consumo do belenense, a justificativa seria de que aqui, a rede possui o seu 2º mercado mais rentável (quando o número de inadimplência é consideravelmente pequeno e o número de vendas bastante alto), é um grande boom, já que até 3 anos atrás, a cidade possuia apenas 2 lojas da rede.

domingo, 21 de novembro de 2010

Belém - Salvador, a nova rota da Trip

Inicia apartir de amanhã, as operações da rota Belém-Salvador (sem escalas) operada pela TRIP, o vôo parte às 23:55 de Salvador e chega à Belém às 02:30, logo depois, o vôo parte rumo a Manaus.
É a primeira rota ligando diretamente a capital baiana a capital paraense, será operada por equipamento Embraer 175, com capacidade para 86 passageiros.

Mais informações aqui.

mais mudança no Parque Shopping ...

Agora, uma nova concepção no projeto do Parque Shopping: Sem as torres comercias e uma mudança na fachada ...

Tudo indica que a retirada das torres comerciais deve-se ao fato da CCR ser a nova parceira do empreendimento e assumir a construção das mesmas...
Falando em Parque Shopping, ontem 20/11, foi o coquetel de inauguração do stand de vendas no local da obra, uma nova rodada de anuncio de lojas está sendo esperado nos próximos dias..., e ainda continua a dúvida sobre a última âncora do Shopping (Renner, Lojas Americanas, Avenida e Casas Bahia são as mais comentadas...) 
vamos aguardar ...

uma nova chance para o Clube do Remo ...

Informações do Diário do Pará
Depois de tantas especulações acerca de um possível terreno que seria doado ao Clube do Remo, eis que surge uma proposta oficial. O prefeito de Marituba, Bertoldo Couto, irá doar uma área de aproximadamente 120 mil metros quadrados à nova administração azulina. A oferta foi feita ontem à tarde, no Baenão, durante uma reunião envolvendo o prefeito, vários vereadores do município e o presidente azulino, Amaro Klautau.
Os políticos foram ao encontro do cartola azulino para discutir alguns ajustes, como por exemplo, os termos de legalização do espaço, que pertence ao município e que fica às margens da Alça Viária, no Km 5. Para que o sonho vire realidade, os vereadores de Marituba vão elaborar um projeto que vai passar pela comissão jurídica da Câmara do município e depois será votado. O processo deve ser concluído até o final deste ano.
Mas, antes mesmo de toda a parte burocrática, os vereadores já estão comemorando o resultado final. “É unanimidade. Todos nós queremos, porque sabemos que o clube pode utilizar o espaço para construir um estádio. E um empreendimento deste porte seria muito útil a um município tão carente como é o nosso”, aposta o vereador Edilson Paes. Já o presidente do clube agradeceu a oferta.
O prefeito Bertoldo Couto considera que a doação é um investimento que será feito no próprio município. “Isso vai ajudar a desenvolver a cidade e ainda vamos contribuir com o Remo. A construção de um estádio vai mudar Marituba. Vamos gerar muito emprego e renda. Além disso, o clube pretende implantar um centro de formação de atletas, que irá atender a crianças e adolescentes que vivem nas redondezas e que estão às margens da sociedade”, detalha.
O prefeito ressalta que a transação está sendo feita para beneficiar única e exclusivamente o Remo e o município. Bertoldo também frisa que irá reunir com a chapa que vencer as eleições ao Conselho Deliberativo (Condel) do clube, para dar andamento ao processo. “O terreno será doado independente da chapa que vencer”, encerra Couto.

sábado, 20 de novembro de 2010

O nosso patrimônio histórico: Edificações 2ª parte

Seccional Urbana do Comércio, por Odilson Sá
 
 Conservatório Carlos Gomes, por Odilson Sá
 
 Companhia Docas do Pará, por Odilson Sá
Instituro Histórico e Geografico, por Odilson Sa

Praça do Relógio
Ver-o-peso

Fundação Curro-Velho
Museu da UFPA,  por Odilson Sá

Palacete Bibi Costa, por André Gerhard
Rua João Alfredo, por Odilson Sá

Bondinho na João, por Odilson Sá
Casarões na Frutuoso Guimarães, por Odilson Sá

Casarões na Praça dos Estivadores, por Odilson Sá
Casarões antigos na Praça das Mercês, por Odilson Sá

 Rua Angelo Custódio, por Odilson Sá

 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

continuando no assunto "Shopping" ...

A CCP (Cyrela Commercial e Properties) é a nova parceira da Alliansce e Status no Parque Shopping - parece que a negociação com o Grupo Líder, azedou.

Já está em andamento o projeto de expansão do Shopping IT Center, serão mais 120 lojas, 4 âncoras, cinemas e praça de alimentação..., querem aproveitar a enxurrada que vem por aí.

Cresce a expectativa de chegada da rede americana Wall Mart em Belém, a rede supermercadista estará presente no shopping Unique de Parauapebas e tudo indica que também vai estar presente no Unique Marabá e o anúncio do Shopping Unique Ananindeua (ex - Shopping Cidade) poderá levar a crer que também chegaram a capital do Estado, será uma verdadeira "pedra no sapato" de Yamada e Líder em Belém.

Mudança de nome ....

Comentário no mercado belenense, Márcio Belessi, empreendedor de um shopping em Ananindeua, fechou com a URBIA (leia-se Unique Shopping Marabá e Unique Parauapebas) uma parceria para o empreedimento, "tira-se" Shopping Cidade e passa-se a denominar-se Unique Shopping Ananindeua, acesso pela Mário Covas e projeto concluído.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aportando em Belém...



Circulam pela internet as informações de um interesse das redes de lojas de artigos domésticos Etna e Tok Stok chegarem em Belém em 2012. Espaço não vai faltar, somente em 2012, por enquanto, 2 shoppings deverão abrir as portas, talvez uma possível âncora no Shopping Bosque Belém ou no Parque Shopping ..., não custa nada deduzir não é ?

Noticia em boa hora ...

Tombamento de bairros históricos avança em Belém
 Informações do Diário do Pará
  O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vinculado ao Ministério da Cultura, decidiu avançar no processo de tombamento dos bairros Campina e Cidade Velha, os mais antigos de Belém, no Pará. A iniciativa vai abranger uma área histórica da cidade, envolvendo cerca de 2,8 mil imóveis.

O IPHAN publicou na edição de hoje (16) do Diário Oficial da União o "Edital de Notificação" sobre o processo, avisando do "tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico" desses dois bairros da capital paraense, em razão do elevado valor histórico, arquitetônico, urbanística e paisagístico.

Com a publicação do "Edital de Notificação" no Diário Oficial de hoje, o Iphan avança, na prática, rumo aos passos finais do processo de tombamento. Conforme explica a superintendente do órgão no Pará, não havendo contestação, a proposta entrará na pauta da próxima reunião do Conselho Consultivo do Iphan, em dezembro. A partir de hoje, data de publicação do edital, os proprietários dos bens abrangidos pela poligonal de tombamento têm 15 dias para apresentar manifestações sobre o processo.

Por e-mail, a superintendente do Iphan no Pará, Maria Dorotéa de Lima, informa que a proposta de proteger a região não é nova. Ela diz que, há mais de 20 anos, vários processos de tombamento no sítio histórico de Belém são planejados e estudados, mas que nos últimos anos esses trabalhos foram retomados pelo Departamento de Patrimônio Imaterial e pela Superintendência do Pará e que foi possível avançar no processo de tombamento desses dois bairros.

Belém tem hoje 23 monumentos tombados pelo Iphan. Desse total, 19 bens estão inseridos nos bairros da Campina e Cidade Velha. As áreas reunidas desses dois bairros formam o perímetro do centro histórico de Belém, que já é tombado por lei municipal. A legislação local, entretanto, protege apenas 500 imóveis.

Segundo informa a superintendente do Iphan no Pará, uma vez concluído o tombamento na esfera federal, será aberta uma série de facilidades para a recuperação de toda a área. Uma das possibilidades é o acesso a políticas e recursos públicos na área federal para recuperação de áreas tombadas viabilizadas pelo Iphan, Ministério da Cultura, Ministério das Cidades, Ministério do Turismo, Ministério da Educação, entre outros, explica Dorotéa. Também deverá haver acesso a financiamento para recuperação de imóveis privados

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Shopping Cidade Nova

O Grupo formosa está programando a inauguração do Hipermercado da Augusto Montenegro para o mês de março, logo depois, o Grupo irá focar nas adaptações do Hipermercado Formosa da Cidade Nova, que deverá enfim, virar um shopping center.

Algumas alterações estão previstas, como a construção de um edificio garagem e uma nova entrada (sem precisar adentrar o supermercado ou o magazine), no futuro shopping, cinemas e uma ampla praça de alimentação estão sendo programados.

O sonho dos "japas" ...

Até hoje, quase 4 anos depois, não se sabe ao certo o que aconteçeu para a desistência do Grupo Yamada ter desistido de construir um seu Shopping Center na Av. Pedro Alvares Cabral, o projeto acima, seria um pré-projeto do futuro ex-shopping.

1º Segundo informações da época, meados de 2007, uma possível indefinição do mix teria adiado os planos, o Grupo Yamada queria reservar 30% de ABL para as suas lojas o que teria contrariado a incorporadora JHSF, parceira do grupo na empreitada. Outro fator na questão do mix, foi o Boulevard Shopping, apresentado depois do shopping dos Yamada, porém, definiu o seu mix antes, e segundo informações, uma cláusula no contrato de locação das lojas, previa-se que nenhuma loja do mix deveria ter ponto a um raio de 2 km do shopping, o que teria sido um golpe certeiro no Shopping Yamada.

2º A crise de 2007/2008 teria atingindo em cheio a JHSF, parceira do GrupoYamada no empreendimento, o que teria atrasado o lançamento do Shopping e logo depois, ocasionado a saída da incorporadora do negócio. Este pode ser até um ponto relevante, uma vez que a incorporadora havia anunciado um Shopping em Manaus antes do anuncio do Shopping em Belém, e o shopping em Manaus foi lançado somente agora, em setembro de 2010.

3º Depois do inicio das obras do Shopping Boulevard, o Grupo Yamada havia decidido "pisar no freio" e aguardar um outro momento para o seu Shopping, com isso o grupo decidiu investir na expansão da rede pelo interior do Estado.

4º e o destino da área do Shopping?? segundo informações, o Grupo Yamada estaria encomendando um estudo de mercado, para saber se um Shopping na área ainda seria rentável, ou, o grupo já teria um projeto para a construção de um grande Plaza na área, com direito a Hipermercado, Lojas satélites e até cinemas, no mesmo molde do lojão Yamada de Castanhal. Bom, noticias concretas sobre esse assunto, talvez em 2011.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O nosso patrimônio histórico: Edificações 1ª parte

Forte do Presépio, por Odilson Sá

 Palacete Bolonha, por Odilson Sá

 por Odilson Sá
por Odilson Sá

Theatro da Paz, por Odilson Sá

 por Odilson Sá

 por Odilson Sá

 Solar Antique, por Victor Scantlebury

 Loja Paris N'América, por Odilson Sá

 Chalé da UFPA, por Odilson Sá

 Chalé do Bosque, por Odilson Sá

Praça na Cidade Velha, por Odilson Sá

Av. Dr. Malcher, por Odilson Sá

Av. Dr. Assis, por Odilson Sá
Casarões do Ver-o-peso, por Odilson Sá

 Boulevard Castilhos França, por Odilson Sá

 Banco do Brasil, por Odilson Sá

 Banco Itaú, por Odilson Sá

Estação Gourmet, por Odilson Sá