Ação Métropole (Via Métropole)
O projeto Ação Métropole, do Governo do Estado do Pará, está dividido em 3 etapas, a 1ª corredores de tráfego Norte (Av. Independencia, Arthur Bernardes e Elevado), 2ª (Av. João Paulo II, Perimetral e Complexo Viário BR 316) e a 3ª (implantação dos corredores de BRT), seguindo o cronograma das obras, a 1ª etapa será entregue até novembro deste ano, a 2ª etapa já inicia no primeiro semestre do próximo ano e a 3ª etapa inicia no 1º semestre de 2012.
O Sistema Integrado por BRT
O Sistema Integrado por BRT tem como característica um transporte ágil, eficaz, confortável e barato, em Belém ele funcionará da seguinte forma:
As linhas convencionais "amarelas" e "azuis" que saem hoje dos bairros da 2ª légua de Belém (Icoaraci) e dos munícipios da RMB deverão ser extintas, com isso, deverá ser criado duas modalidades de linhas, a alimentadora e as troncais:
Alimentadoras: As linhas sairam dos bairros em direção ao terminal ou estação de integração, depois retornando ao mesmo, as portas se localizaram no lado direito do veículo, que deverá ser convencional.
Troncais: As linhas sairam dos terminais ou estações de integração rumo ao centro expandido de Belém, trafegaram nos corredores exclusivos (Augusto Montenegro e Br316) e faixas exclusivas ( Almirante Barroso e Centro Expandido) o que garantirá um sistema ágil e eficaz, mais convidativo do que os veículos particulares, os veículos serão Articulados, com capacidade para 200 passageiros, as portas serão niveladas ao piso das estações ou terminais, garantindo mais agilidade no embarque e desembarque.
As linhas troncais deverão ser a unica forma de se chegar ao Centro Expandido apartir dos bairros da 2ª légua e dos municipios da RMB.
Terminais e Estações de Integração:
Serão 4 terminais e 3 estações de integração, de onde irão sair as linhas troncais e alimentadoras, a diferença entre terminais e estações é estético, pois os mesmo irão desempenhar a mesma função, realizar o transbordo de passageiros das linhas alimentadoras para as linhas troncais, e vice-versa, sem que o usuário pague outra passagem.
Terminais de Integração: se chamaram assim por conta de ofereçer uma gama maior de serviços a população, contaram com minishopping, serviços bancários, serviços públicos e internet Wi Fi grátis, além do conforto de ambiente climatizado.
Estações de Integração: serão relativamente menores que os Terminais, se localizaram no canteiro central das avenidas Augusto Montenegro e Br 316, contaram com serviços e internet e também ambiente climatizado.
Outras características:
Além desses serviços, o sistema BRT também contará com outras características:
Veículos a cada 1 minuto, com temporizador em todas as paradas e estações / terminais.
Serviço de internet banda - larga grátis dentro dos veículos.
Portas ao mesmo nível das estaçoes e terminais, para garantir mais agilidade no embarque e desembarque.
Paradas a cada 500m, para garantir um serviço rápido e eficaz a população.
Pré-pagamento de passagem, o usuário paga para entrar na estação, terminal ou parada, para pegar um veículo, isso irá garantir que o usuário que precise pegar mais de uma condução, o pagamento de apenas uma única passagem.
Veículos com baixa emissão de gases poluentes, garantindo mais qualidade de vida a cidade.
Seguindo o Cronograma, até 2014, esse sistema estará implantado em Belém, os atuais candidatos ao governo do Estado, garantem que as obras seguiram o cronagrama.
como ficaram a Almirante Barroso, Br 316 e Augusto Montenegro respectivamente:
Todo o sistema será gerenciado por um consórcio, que deverá garantir a qualidade do sistema e sua administração.
Pra qdo é?? Tomara que saia urgentemente.
ResponderExcluirPelo que vi, estará implantado em 2014
ResponderExcluirmostrem, que Belem é muito maior que uma simples escolha para sediar ulgumas partidas de copa do mundo.parabens Belem , eu te amo.
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