quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Palacete Pinho de volta após longa restauração

Informações do D.O.L
Em comemoração aos 395 anos de Belém, a Prefeitura Municipal entregou ontem um dos principais patrimônios culturais da cidade, o Palacete Pinho. A restauração total foi realizada em dois anos, numa obra que custou R$ 7,9 milhões, com recursos municipais e das empresas Vale e Petrobras.
Situado na Cidade Velha, o prédio foi entregue numa cerimônia diferente, com apresentações de danças e músicas da época. “Agora é possível resgatar a história da cidade em um local que marcou a época da borracha”, disse o prefeito Duciomar Costa.
Para o bisneto do comendador Pinho, Fabiano Antônio Pinho, foi emocionante encontrar a casa em estado de total restauração. “É um retorno às origens da minha família”.
O Palacete Pinho é uma construção de 1897 que pertencia ao comerciante Antônio José de Pinho e foi sede dos principais acontecimentos sociais e culturais da cidade. O historiador e chefe da divisão de documentação do Departamento de Patrimônio Histórico da Fumbel, Leonardo Freitas, disse que foram resgatados detalhes originais da época. “Essa restauração traz o valor da memória paraense que faz a ligação da identidade com o ponto de memória”.
O Palacete Pinho não será somente um espaço para visitações. Segundo o presidente da Fumbel, Raimundo Pinheiro, o local será transformado no Centro Cultural de Belém, que servirá aos artistas locais. “Tínhamos várias alternativas, mas essa é a melhor forma de agregar as várias linguagens e potencializar a cultura
e a arte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário