sexta-feira, 15 de julho de 2011

Projetos viários devem viabilizar o "Parque Amazônia"

Prolongamento da João Paulo II até a Alça Viária
estudo de prolongamento para a Av. Independencia até o cruzamento com a Br 316, Alça Viária
 Rodovias expressas Norte e Sul
São 3 grandes obras viárias prometidas para a Região Metropolitana de Belém, que além de desafogar o trânsito na entrada/saída da cidade poderão tornar mais viável ainda um dos maiores desejos do atual governador, construir uma grande complexo de turismo e lazer às margens da Alça Viária e Rio Guamá. 

O projeto do Parque Amazônia é antigo, vem desde 2006, era uma das "menina dos olhos" do então candidato ao governo do Estado, Almir Gabriel, um complexo de lazer maior e mais atrativo que o Mangal das Garças, uma obra de encher os olhos. 
  Localização do Parque Amazônia
 O complexo contaria com espaço para theatro ao ar livre, shopping de artesanato, Resort, hotel de selva, aquário, teleférico, trilhas e etc. tudo na mais perfeita sintonia com a fauna e flora amazônica.

Atualmente, o Governador do Estado já autorizou uma readaptação do projeto, cabendo a Paulo Chaves revê-lo. Alguns estudos de projeto já foram apresentados, entre eles o do Áquario com espécies amazônicas. Segundo informações, o governo estadual liberou 100 milhões de reais para que o parque possa enfim 'sair' do papel.

Imagens do pré-projeto anterior:
Ponto de Transporte
Docas do rio Guamá
Centro de apoio
shopping e lojas de artesanato
Centro cultural
anfiteatro ao ar livre
aquário
Hotel de selva


Sem dúvida alguma, um grandioso projeto que irá alavancar o turismo em todo o nordeste do Estado.

Dos projetos viários, o prolongamento da av. João Paulo II até o viaduto do coqueiro já tem obras com data para serem iniciadas, janeiro do ano que vem; já o prolongamento da av. Independencia e as rodovias expressas Norte e Sul estão em processo de pré-projeto, ainda sem data para as obras serem iniciadas.
 
 

Um comentário:

  1. Acho que houve uma confusão entre o projeto do Parque do Utinga e o projeto do Parque Amazônia, este último na área da Pirelli, em Marituba. O que foi divulgado pela imprensa é que o projeto do Parque do Utinga está autorizado pelo governador e contará com aquário amazônico, zoológico, dentre outros atrativos e, dado o alto investimento, será feito em etapas. Outra coisa é o Parque Amazônia que foi concebido pela Morris Architects, por encomenda do Governo do Estado e, na época de sua apresentação, demandava investimentos de aproximandamente R$400 milhões. Agentes da Universal Studios chegaram a conhecer a área, porém o projeto não avançou. Quem sabe, com a execução destas obras rodoviárias, novos interessados surjam e comprem a ideia do Parque Amazônia, já que, sem dúvidas, investimento público para lá não é possível.

    ResponderExcluir