sábado, 13 de novembro de 2010

Festival Pan-Amazonico de cinema


Depois de envolver quase seis mil pessoas entre exibições e atividades de formação, o Amazônia Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema chega ao seu final, o evento aconteceu em Belém, apostando na Pan-Amazônia como território de permanente arborescência da produção audiovisual.

Diversidade que se traduz em solo fértil, rico. O Amazônia Doc se estabelece como um evento único no Brasil com foco na produção do cinema documentário na Pan-Amazônia, importante espaço de difusão e reflexão do cinema produzido nOo Brasil, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa e Suriname.

Sem abrir mão da diversidade de formatos – já que desta vez o festival também abre espaço para a ficção – e com um leque extenso de seminários e mostras, o Amazônia Doc trauxe cinco dias de programação inteiramente gratuita, voltada a todos os públicos. Forão cinco dias de Mostras Competitivas, Mostras Paralelas, Conferências, Debates e Oficinas.

Este ano, o festival contemplou a exibição e premiação dos gêneros documentário e ficção produzidos nas diversas Amazônias, aprofundando as questões sociopolíticas e de fomento relativas ao audiovisual.

Na Mostra Competitiva, os melhores filmes de curta, média e longa-metragens nacionais e internacionais disputaram os prêmios de Melhor Longa e Melhor Curta Documentário e Melhor Longa e Melhor Curta de Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Filme, eleito pelo voto popular. A Mostra Competitiva, nesta segunda edição, aceitará inscrições de documentários e ficções com tema livre e terá como Coordenador da Comissão de Pré-selação o crítico de cinema paraense Augusto Pacheco.

Paralelamente, aconteceu a Mostra Pan-Amazônica de Cinema e o 2º Seminário Pan-Amazônico de Documentários, que serão organizados com a colaboração do cineasta Victor Lopes. Serão exibidos curtas, médias e longas-metragens do gênero documentário e ficção, nacionais e internacionais. A programação prevê quatro oficinas gratuitas de cinema para os participantes do festival: Roteiro e Direção para documentários, Mídias Móveis e Cinema infantil.

Em uma região onde as condições geográficas e sociais dificultam sobremaneira o acesso da população às produções audiovisuais, o Amazônia Doc – Festival Pan- Amazônico de Cinema vem instigar a reflexão e o debate sobre fomento, difusão e produção audiovisual em um grande intercâmbio cultural realizado pelo Instituto Culta da Amazônia e produzido pela ZProduções Cinematográficas, com o patrocínio da Oi por meio Governo do Estado do Pará através da Lei Semear e apoio cultural da Oi Futuro e da Ecleteca Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário