terça-feira, 16 de novembro de 2010

O sonho dos "japas" ...

Até hoje, quase 4 anos depois, não se sabe ao certo o que aconteçeu para a desistência do Grupo Yamada ter desistido de construir um seu Shopping Center na Av. Pedro Alvares Cabral, o projeto acima, seria um pré-projeto do futuro ex-shopping.

1º Segundo informações da época, meados de 2007, uma possível indefinição do mix teria adiado os planos, o Grupo Yamada queria reservar 30% de ABL para as suas lojas o que teria contrariado a incorporadora JHSF, parceira do grupo na empreitada. Outro fator na questão do mix, foi o Boulevard Shopping, apresentado depois do shopping dos Yamada, porém, definiu o seu mix antes, e segundo informações, uma cláusula no contrato de locação das lojas, previa-se que nenhuma loja do mix deveria ter ponto a um raio de 2 km do shopping, o que teria sido um golpe certeiro no Shopping Yamada.

2º A crise de 2007/2008 teria atingindo em cheio a JHSF, parceira do GrupoYamada no empreendimento, o que teria atrasado o lançamento do Shopping e logo depois, ocasionado a saída da incorporadora do negócio. Este pode ser até um ponto relevante, uma vez que a incorporadora havia anunciado um Shopping em Manaus antes do anuncio do Shopping em Belém, e o shopping em Manaus foi lançado somente agora, em setembro de 2010.

3º Depois do inicio das obras do Shopping Boulevard, o Grupo Yamada havia decidido "pisar no freio" e aguardar um outro momento para o seu Shopping, com isso o grupo decidiu investir na expansão da rede pelo interior do Estado.

4º e o destino da área do Shopping?? segundo informações, o Grupo Yamada estaria encomendando um estudo de mercado, para saber se um Shopping na área ainda seria rentável, ou, o grupo já teria um projeto para a construção de um grande Plaza na área, com direito a Hipermercado, Lojas satélites e até cinemas, no mesmo molde do lojão Yamada de Castanhal. Bom, noticias concretas sobre esse assunto, talvez em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário