sexta-feira, 25 de junho de 2010

Algumas Palavras - amazongate

Não se deixe enganar, o ação metrópole é necessidade, é um investimento que precisava ser feito com ou sem copa. Entretanto, com a copa ganharíamos algo que um mero projeto de reestruturação viária não pode proporcionar, tais como: visibilidade (até em nível mundial), incremento do turismo, captação de novos investimentos (públicos e privados), geração de emprego e renda, entre outras coisas.

O ação metrópole é, como disse anteriormente, necessário, e não algo excepcional. Não pense você que isso irá revigorar a economia e a visibilidade da capital paraense, esse projeto vai contemplar somente um vetor, que é o sistema viário (incluso nisso o BRT e etc), os empregos gerados no decorrer da obra nem de longe chegam ao número de empregos que seriam gerados como um evento do porte de uma copa do mundo. Belém precisa de fomento econômico, isso é o que transforma uma cidade, e poderia ser proporcionado com a copa, que traria consigo todos os itens anteriormente mencionados supra.


O povo pode até estar deslumbrado com o projeto do ação metrópole, mas isso acontece pelo fato de Belém raramente receber investimentos desse porte, o povo daqui não está acostumado com grandes obras (ao contrário do povo do sul/sudeste e algumas outras capitais), pois Belém possui um poder econômico ínfimo, a receita do Estado do Pará também não é significativa a ponto de conseguir dar sustentação para projetos desse nível. O Governo Federal deixou o Estado vivendo a duras penas durante décadas, e só agora está tentando recuperar a estrutura econômica do Pará, mas ainda é muito pouco. Um evento como a copa do mundo poderia trazer um novo ânimo (econômico, social, turístico, etc) pra Belém.


Mas enfim, o que está feito, está feito (ou melhor, o que não foi feito, não foi feito). Deveríamos nos contentar com alguns viadutos e um BRT enquanto as cidades sedes ganharão bilhões em investimentos em todos os vetores possíveis? Bom, pelo menos eu não me conformo, posso até aceitar o fato, não há mais nada a se fazer, mas pode ter certeza que eu não me conformo em ver o Pará ficar com migalhas e o povo daqui ainda aplaudir e sentir satisfação.

amazongate View Post 

Nenhum comentário:

Postar um comentário