domingo, 13 de junho de 2010

Filosofando na Madrugada


Nessa madrugada me deu uma vontade de postar um pouco de filosofia no blog.
Se a ciência produz cada vez menos alegrias em si mesma e gera cada vez mais alegria colocando sobe suspeitos os confortos da metafísica, da religião e da arte, então a maior fonte de prazer a qual a humanidade deve quase toda sua qualidade humana fica empobrecida, uma cultura elevada por tanto deve dá ao homem o seu cérebro duplo, duas câmaras cerebrais por assim dizer, uma para experimentar a ciência e outra para experimentar a 'não ciência'.
Tudo muda o tempo inteiro e nada é fixo, a vida é esse fluxo continuo. Eu sou atraído pela ideia da transformação, ponto importante na filosofia de alguns dos pensadores pré-socráticos, para Herácrito por exemplo nenhuma transformação acontecia por acidente e sim movida por uma espécie de força divina que está presente em todas as coisas materiais e mantem tudo em um fluxo perpétuo de constante transformação. O meu encontro com o pensamento arcaico da à mim uma visão crítica e bastante ácida do cristianismo e da 'modernidade', a verdade não é produto da nossa curiosidade humana de descobrir oque as coisas são, a verdade é produto do nosso medo da morte, a verdade é produto de uma necessidade psicológica de duração, porque não somos capazes de lidar com a vida como ela é, nós por não nos sentimos fortes o suficiente para afirma a vida como ela é construímos a ideia de verdade, a historia do conhecimento humano é a historia da criação e da cristalização da ideia de verdade, este medo que desenvolvemos da realidade desabou sobre nossas cabeças sobre a forma do nihilismo, no nihilismo todos os valores superiores perdem a razão. Tanto no nihilismo negativo quanto no nihilismo reativo ah uma desvalorização de uma vida presente, primeiro em nome de valores elevados como a verdade e o paraíso, segundo em nome do progresso que a modernidade garantiria no futuro.
O homem forte de hoje é o homem fraco, dos fracos e oprimidos é o reino dos céus, dos alejados, dos pobres de espirito é o reino dos céus, se é mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus, nós devemos ser pobres, fracos, tristes e alejados. Os valores judaico cristão são valores de desvalorização da vida, óbvio que isso tem uma função social bélissima, porque os fracos e oprimidos ficão passivos e quietos, agora a elite não está com esses mesmo valores, por que? porque tem Calvino, que diz que pode sim ganhar dinheiro, os americanos logo arrumaram uma forma de justificar o sucesso com o protestantismo calvinista, então na verdade a religião agrada e se conforma de acordo com os interesses políticos e sociais, por isso que não tem nada haver religião com fé, religião é coisa de ser humano que em geral nefasto, difícil e perigoso, agora fé é um assunto maravilhoso, eu por exemplo tenho muita fé, tenho fé na vida, tenho fé nas pessoas que eu amo, tenho fé nas coisas que brotam e acredito que tudo é interessante, acredito que em todo acontecimento nós podemos tirar alguma coisa de belo.

"Para mim o ateísmo não é nem uma consequência, nem mesmo um fato novo: existe comigo por instinto"(Ecce Homo, pt.II, af.1)

Alemida Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário